5-dicas-de-seo-para-alcancar-primeira-pagina-no-google

5 dicas de SEO para alcançar o primeiro lugar nos resultados do Google

Atualmente, podemos dizer que o primeiro lugar dos resultados de busca do Google é a posição mais concorrida do mundo. São milhares e milhares de sites e criadores de conteúdo tentando alcançá-la, mas só um consegue chegar lá para cada palavra-chave.

Se você quer ser esse “um”, descubra, a seguir, 5 dicas de SEO que, juntamente com as outras práticas de otimização para motores de busca, vão te levar ao primeiríssimo lugar nos resultados Google. Acompanhe!

1. Escolha bem as palavras-chave

Dentre as dicas de SEO dessa nossa lista, esta primeira talvez seja a mais básica. Pois a escolha das palavras-chave que serão utilizadas em um conteúdo são o ponto de partida para qualquer otimização para motores de busca.

Mas apesar de ser básica, sua importância é gigantesca, visto que é através das palavra-chave que o Google “entende” do que o seu texto se trata e o indexa na página de resultados sempre que um usuário faz uma busca com o mesmo termo. Então, sempre que for produzir uma nova peça de conteúdo, não deixe de fazer uma boa pesquisa de palavras-chave para descobrir quais termos possuem mais e menos volume de busca e concorrência. E na hora da escolha, opte pelas palavras com um bom volume de busca, mas com baixa concorrência.

2. Faça uso de meta tags e meta description

As meta tags fazem parte da estrutura de um documento HTML (seu texto) e “dizem” ao Google, ou qualquer outro buscador, um pouquinho mais sobre o seu conteúdo. As tags H1, H2 e H3, por exemplo, indicam respectivamente o título e os subtítulos em ordem estrutural e facilitam a vida dos leitores.

Leitores estes que gastam cada vez menos tempo lendo um texto e já começam a leitura procurando pelo título, subtítulos e palavras em negrito. E vale ressaltar que o uso da palavra chave no H1 e em um dos H2 ou H3 são uma das dicas de SEO altamente recomendadas.

Além das tags, algo muito importante e negligenciado por muitos, é a meta-description, aquele textinho abaixo do título nos resultados de busca. Esse pequeno texto é um dos principais fatores para um bom rankeamento, devendo conter a palavra-chave; e funciona como um cartão de visitas, em que você deve instigar o leitor a clicar e consumir o seu conteúdo.

3. Crie uma URL simples e fácil de memorizar

Os buscadores são exigentes e para eles não basta um texto ter palavras chave e ser bem estruturado; até mesmo a URL da página do conteúdo deve ser amigável. E a dica aqui é ser direto, conciso e jamais utilizar os endereços eletrônicos gerados automaticamente.

Então, ao editar a URL do seu texto, tente colocar a palavra chave principal da página e evite deixá-la extremamente longa e complicada. Opte sempre pela simplicidade!

4. Trabalhe o SEO nas imagens

Essa é uma das dicas de SEO que a maioria das pessoas não leva a sério, mas que é sim muito importante para um bom rankeamento. A tag alt text é o espaço que você deve utilizar para dar uma nomenclatura para todas as imagens do seu texto, incluindo infográficos, gifs e quaisquer outros tipos de imagens.

E todas, preferivelmente, devem conter a palavra-chave principal do seu texto para que sejam identificada pelos buscadores como parte integrante dele, além de serem indexadas também nos resultados de imagem, como o Google imagens.

5. A qualidade do conteúdo é o mais importante

Por fim, de nada adianta você seguir todas essas dicas de SEO se o conteúdo não tiver qualidade. Você até pode, de alguma forma, aparecer em primeiro nos resultados do Google, mas não vai conseguir atrair leitores ou mantê-los consumindo o conteúdo. Consequentemente, não conseguirá fechar negócios.

Por isso, procure sempre produzir um conteúdo relevante, que traga informações úteis e com um português perfeito. Assim você entrega valor aos visitantes e até consegue melhores posicionamentos nos resultados de busca, já que o tempo gasto pelos internautas na sua página também é visto pelos buscadores como “algo bom”.

Seguindo essas 5 dicas de SEO, você dá mais alguns passos importantes para levar o seu site, blog ou e-commerce a aparecer nos primeiros lugares dos resultados de busca do Google, Bing ou qualquer outro buscador. O que significa inúmeras oportunidades de negócio!

Ah! Não esqueça de se inscrever em nossas news para ter acesso a todo nosso conteúdo semanal! 😉

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *