notebook click code produtividade

Descubra 5 dicas para produtividade no trabalho que vão transformar a sua rotina

Você, com certeza, já passou ou passa por problemas de improdutividade e já deve até ter tentado implementar algumas dicas para produtividade no trabalho, não é mesmo? Em tempos de alta conectividade e alta demanda, ser produtivo está cada vez mais difícil e o resultado é tarefas acumuladas e muita frustração – para quem é empreendedor ou autônomo, o prejuízo é ainda maior.

O problema é que produtividade e sucesso são palavras quase que sinônimas; sem produtividade não há sucesso. Então, se você quer ter sucesso, precisa ser produtivo – lembrando que ser produtivo não é trabalhar muito.

A boa notícia é que existem práticas e ferramentas bastante úteis, que podem te ajudar a se organizar de forma eficiente e a manter o foco nas tarefas mais importantes, alavancando a sua produtividade. Abaixo, você descobre todas elas em 5 dicas que separamos para você!

1. Planeje sua semana

Entre as nossas dicas para produtividade no trabalho, a primeira é o planejamento semanal. Porque não há nada tão frustrante quanto chegar na sexta-feira, olhar para trás e ver que várias tarefas importantes não foram feitas por conta da improdutividade. E se uma semana termina ruim, a tendência é que a próxima comece da mesma maneira.

Então, para evitar que isso aconteça, um planejamento semanal é imprescindível. Através dele você consegue traçar metas, objetivos, definir tarefas prioritárias e tem uma visão mais ampla de quanto tempo cada uma delas requer para, assim, conseguir se dedicar ao que realmente importa, sem perder tempo com distrações.

Por isso, toda sexta-feira, não importa como foi a semana que acaba, planeje bem a que está chegando. Tenha em mente tudo que precisa ser feito e distribua as tarefas entre os 5 dias disponíveis, definindo, se preciso, até mesmo quantas horas de trabalho dedicar a cada uma.

2. Use a técnica pomodoro

Diversas pesquisas já mostraram que não adianta ficar horas a fio trabalhando para ser mais produtivo. Segundo elas, o ideal é ter pequenos períodos de pausa durante a jornada de trabalho para poder descansar o corpo, a mente e espairecer as ideias, principalmente quando se trabalha com criatividade.

Baseado nesse conceito, Francesco Cirillo, em 1980, criou a técnica pomodoro, um dos método de gerenciamento de tempo mais eficientes e que, hoje, é usado por executivos do mundo inteiro.

A técnica consiste, basicamente, na utilização de um cronômetro para dividir a jornada de trabalho em períodos de 25 minutos intercalados por pequenas pausas de 5 minutos, mas as etapas de planejamento, registro e visualização também são importantes.

Funciona assim:

  1. Faça uma lista das tarefas que precisam ser feitas durante o dia;
  2. Programe um cronômetro(pode ser qualquer um) para 25 minutos;
  3. Quando esse tempo acabar faça uma pausa de 5 minutos e risque a tarefa quando ela estiver terminada;
  4. A cada 4 períodos de trabalho de 25 minutos, faça uma pausa maior, de 30 minutos.

3. Identifique o seu período mais produtivo

Todos nós somos indivíduos únicos, funcionando da nossa própria maneira, e até na questão produtividade as coisas variam de uma pessoa para a outra: enquanto alguns são produtivos durante a manhã, outros alcançam o seu pico de produtividade durante a tarde ou à noite. E é exatamente por isso que algumas dicas de produtividade no trabalho dadas pelos colegas não funcionam com a gente.

É extremamente importante que você encontre o seu período de maior produtividade e após identificá-lo passe a alocar as tarefas mais importantes, as mais prioritárias do seu dia, sempre para esses momentos altamente produtivos.

Assim, fica mais fácil trabalhar em tarefas árduas, projetos complicados ou com prazos apertados, pois sua mente estará preparada para lidar.

4. Crie um ambiente de trabalho organizado e inspirador

Você sabia que trabalhar em uma mesa desorganizada, com papéis, livros e cadernos para todos os lados, pode jogar a sua produtividade ladeira abaixo? Com um ambiente assim, não importa quantas dicas para produtividade no trabalho você tente implementar, as coisas não vão mudar. Isso porque a nossa produtividade também depende muito de fatores externos e um dos mais importantes deles é o ambiente de trabalho.

Quando trabalhamos em um lugar organizado, limpo e bem cuidado, conseguimos nos concentrar mais fácil e rapidamente, eliminamos distrações e nos sentimos mais dispostos a começar o dia de trabalho e continuar trabalhando ao longo dele.

Da mesma forma, nos cercar de fontes de inspiração pode alavancar a nossa produtividade e o senso de sentido no trabalho. Estas fontes de inspiração podem ser frases, fotos de um ídolo ou a decoração completa do seu escritório.

5. Utilize ferramentas para se organizar melhor

Por fim, a nossa última dica para produtividade no trabalho é a utilização de ferramentas de gerenciamento. Elas te ajudam a organizar melhor os seus projetos, suas ideias, seu tempo e te mantém focado naquilo que realmente importa.

Uma recomendação nossa é o Trello, uma ferramenta de gerenciamento gráfico de projetos que serve para praticamente qualquer coisa. E o melhor é que também é colaborativo, permitindo que você e a sua equipe ou os seus colegas trabalhem juntos em projetos importantes.

Outra ferramenta indispensável para quem quer ser produtivo é o Evernote. O famoso elefantinho verde é a ferramenta do tipo mais usada no mundo e já é considerada como um segundo cérebro que jamais vai te deixar esquecer de nada. Vale a pena experimentar!

Gostou das nossas dicas?
Então não esqueça de se inscrever na nossa news!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *